segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Vamos quebrar tabus, ok!?


Olá amoralescx, mais lindx dessa minha internet! Semana começando e vamos começar os trabalhos aqui também, né. E hoje resolvi trazer um assunto bem delicado e que ainda é tabu. A higiene das partes íntimas. Vamos combinar que não existe o menor motivo pra tamanha vergonha na hora de abordar o tema, né. Hoje eu vou falar da higiene feminina, pois é a que conheço mas nada me impede de pesquisar e trazer o assunto para os homens também.

Cuidados Íntimos, Amor Próprio e Saúde em Dia


Suor, gordura, umidade, urina e células mortas. Convenhamos que o assunto é embaraçoso e até escatológico. Mas não tem jeito: “Tudo isso habita as reentrâncias femininas, e basta um descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos”, alerta o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. 



Conhecendo Você

Não adianta eu falar e falar, se você não conhece seu próprio corpo, então deixe o pudor de lado, pegue um espelho de mão e vá analisar e conhecer sua região íntima. De acordo com os médicos, se engana quem acha que deve lavar a região interna da vagina, pois o correto é se concentrar na limpeza do monte púbico, à pele da vulva, à raiz das coxas, à região perianal — entre a vulva e o ânus — e ao interior dos grandes e dos pequenos lábios. 



O uso de sabonetes indicados para a região é de certo modo controverso, pois alguns apoiam e outros não, mas o sabonete mais apropriado é sempre aquele classificado como hipoalergênico na embalagem. O termo indica que a fórmula foi desenvolvida com o intuito de provocar menos alergias nessa área, que, diga-se, se ressente por qualquer bobagem. 

Aliás, por isso mesmo, dê preferência aos sabonetes íntimos. “Eles geralmente contêm ácido lático, um componente natural da pele, que confere um pH ideal”, justifica o dermatologista Mario César Pires, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Segundo Pires, os sabonetes alcalinos ou neutros não são indicados porque tornam as condições da região hostis à multiplicação dos lactobacilos que defendem a vulva. Os produtos em barra também não são uma boa opção. “Além de serem muito abrasivos, são normalmente compartilhados por toda a família, o que facilita a contaminação”.

E o que isso tem que ver com amor próprio? Bem, quando você cuida do seu corpo, seu lar, você passa a trata-lo de forma gentil e isso fica evidente aos olhos dos observadores. Nada é mais seu que o corpo e cuidar da higiene é uma prova de amor e de preocupação com a saúde. 

Você sabia que o excesso de suor pode levar ao surgimento e crescimento de colônias de fungos e o adoecimento? A questão é séria e por isso os médicos recomendam a lavagem, por pelo menos 2 minutos da região genital. Em dias quentes, essa lavagem pode ocorrer cerca de 3 vezes, porém em dias de frio, aponta-se apenas uma vez ao dia. 

Lembrando que em casos de pessoas com obesidade, é preciso ter cuidado redobrado em decorrência do acúmulo de suor. 

Recentemente eu testei um sabonete líquido da linha Tacto da Vidal Life.

 

Assim como nas recomendações médicas, na embalagem ele já vem deixando claro que é dermatológica e ginecologicamente testado. Com a quantidade certa de ácido lático, ele mantém o ph natural da pele e ainda tem um aroma bem suave. 

Ele é transparente e espuma bem pouco, como deve ser um bom sabonete íntimo. E ele deixa uma sensação refrescante e a região bem limpa. Entre os sabonetes que já usei, sem dúvidas esse é o que mais gostei, devido a ter uma fragrância suave.

Então ao indicar o produto, deixo claro que para minha pele ele está sendo excelente e sinto a região mais bem protegida contra os agentes externos. 

Sabe, quando você passa a se cuidar tudo flui melhor na sua vida e a autoestima melhora. Pode parecer bobeira e você me falar ''mas lavar a ppk é algo normal que fazemos'', porém lavar com qualquer sabonete não é o indicado, pois podem alterar o ph da região e até trazer odores desagradáveis. E isso eu creio que seria muito ruim, não é mesmo? 

Espero que tenham gostado da dica de hoje e da indicação. Ele pode ser encontrado em farmácias e perfumarias e gira em torno de R$8,90 o preço médio. 

Beijokas e até a próxima. 

*Foram utilizadas informações do artigo Higiene Íntima Sem Tabu, que você encontra no site do Hospital Therezinha de Jesus.

9 comentários

  1. Muito bom ler e entender sobre isso. :)
    Corre no meu blog- https://garotastarfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dele por ser barato, eu compro aquele que vem 2 em uma caixa.
    Esses dias percebi que a grande maioria das moças nem liga pra comprar sabonete intimo!!! Chocada

    ResponderExcluir
  3. Oi
    É muito importante cuidar da saúde íntima,existem pessoas que não sabem nem ao como fazer estes cuidados...
    Sabonetes íntimos são ótimos e o preço é bem acessível

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre bato na tecla de que pra se amar e se cuidar de forma correta e eficiente é preciso que a gente se coheça em todos os aspectos.
    Adorei seu post, mais pessoas deveriam falar sobre a saude intima. Ainda mais hoje em dia, que o preço dos sabonetes tá cada dia mais acessivel né?! Amei!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não entendo porque tem mulheres que tem tabu em falar de higiene intima, sendo que é essencial pelo menos para mim a higiene da região!!!
    Uso sabonete intimo a muitos anos e senti uma diferença absurda quando comecei a usar, principalmente em questão de corrimento.. Nunca mais.

    ResponderExcluir
  6. Muito importante a abordagem do tema, pois muitas meninas ainda sentem um certo tabu e não conseguem tirar algumas duvidas. Parabéns pelo post, abraços perfumados!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    As opiniões sobre sabonetes íntimos são muito diversificadas. Uns dizem que altera o pH, outros dizem que é bom, fica tudo no meio termo, por isso eu prefiro não usar ele, prefiro me prevenir.
    Adorei o seu post e a forma que você abordou a questão de nossa região íntima.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Show! Dica super importante pra mulherada.

    ResponderExcluir
  9. Saúde da mulher. Um tema tão importante. Bem bacana a sua iniciativa de escrever sobre isso.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Renata Massa

imagem-logo