sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Profissão, Por Quê? - Administração e Contabilidade



Olá, meus amoralescos mais amorosos dessa internet, como vocês estão? Por aqui estamos a todo vapor, e hoje dando sequência ao quadro Profissão, Por Quê? Vamos falar das pessoas que são responsáveis por administrar nossos ganhos e que possuem a responsabilidade de entregar toda a nossa documentação financeira para o “Leão”! O Brasil perde somente para Cuba na lista de países da América Latina que mais pagam impostos, por isso há uma necessidade extrema de serviço capacitado para que possa nos colocar em dia com as leis tributárias.


O que leva alguém a ser Administrador e Contador?


Hoje em primeira mão trago o Administrador de Empresas e agora Contador Fabiano Mariano Alves, formado em Administração pelo Centro Universitário Uninter e formado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Facet.


MVPA: Olá Fabiano, muito obrigada por ter aceitado dar essa pequena entrevista ao Minha Vida por Acaso, sabemos que existem diversas pessoas indecisas sobre o que ser ou o que fazer na vida.

Como você percebeu que sua vocação seria a área das ciências exatas? Teve ajuda de amigos, professores ou testes vocacionais?

Fabiano: Eu sempre achei que seria professor de Letras, sim, eu cheguei a passar no curso pela UTFPR, porém na época eu precisava trabalhar e o curso era manhã e tarde e isso pra mim era inviável, então eu precisei trabalhar e estudar a noite, consegui bolsa pelo PROUNI (Amém), nunca foi minha paixão a área de exatas, mas acabou se tornando, fui me apaixonando conforme fui vivenciando os cursos, o dinamismo, o conhecimento e o impacto que a profissão tem nas outras áreas e nas pessoas e claro todos os perrengues que a profissão nos traz. 

MVPA: Sabemos que estamos em uma era muita “louca”, onde a depressão é a doença do século e se tornou cada vez mais comum a população apresentar distúrbios psicológicos. Já nos conhecemos há 10 anos, e posso afirmar que realmente não é fácil lidar com o transtorno limítrofe de personalidade (borderline), como foi pra você viver sempre no limite e ainda criar forças para ter duas graduações?

Fabiano: Como você mesma disse, vivemos sempre no limite, não é fácil,  a vontade de largar tudo era maior, acabei no decorrer dos anos sacrificando algumas coisas por não saber lidar com a pressão de estudar, trabalhar e cuidar da minha mãe após o falecimento do meu pai (longa história), tudo isso ajudou para que meu transtorno piorasse, porém me deu mais garra para seguir em frente e enfim percebesse que precisava de tratamento psicológico e psiquiátrico, acho que também tenho sorte de contar com a ajuda de pessoas maravilhosas que passaram por minha vida.


MPVA: Fabiano, você poderia contar de modo singelo o que engloba o curso de Administração e o curso de Ciências Contábeis, e o que se pode esperar deles?

Fabiano: Administração e Ciências Contábeis são cursos em que suas grades curriculares são bem semelhantes, a primeira é mais voltada para gestão do negócio, pessoas e recursos a fim de alcançar um objetivo, que na maioria das vezes  é o lucro. Já Ciências Contábeis, assim como a Administração é uma Ciência aplicada e é voltada para o estudo do Patrimônio, sejam eles de empresas ou de pessoas, ou seja, dos bens dos mesmos. Considere bens coisas que você pode tocar (imóveis, carros etc.) e os que não (software, licenças, logomarcas, patentes e etc.), me empolguei, vou parar por aqui, mas pesquisem bastante sobre os cursos, não é curso de quem não sabe o que fazer, pelo contrário, é de quem realmente sabe o que quer.

MVPA: Prometo que está já acabando tá , como administrador e contabilista há uma grande necessidade de sempre estar antenado nos acontecimentos em nosso país, estamos na beira de um colapso econômico, moral, social e etc, por isso essa pergunta é “composta”, ok?

Qual é a sua visão como profissional para aqueles que pretendem seguir carreira na área de Administração/Ciências Contábeis?

Fabiano: Justamente pelo caos que se instala a uma necessidade de profissionais nessas áreas que com muito conhecimento, profissionais éticos para que consigamos superar essa crise que assola nosso país, e com várias mudanças acontecendo nas leis tributárias, na economia, e na sociedade como um todo, há sim uma necessidade de atualização constante.



MVPA: Você é assumidamente homossexual, existe preconceito entre os profissionais? Ou existe descredibilização advindo de clientes, apenas por preconceito?

Fabiano: Já houve muito, numa outra empresa que eu trabalhei no inicio como assistente administrativo, havia muito preconceito por ser um ambiente de maioria homem hétero e por eu ser o único gay, eu sempre fiquei muito quieto, por necessitar do emprego e acabamos aceitando algumas situações e “brincadeiras”, porém conforme eu fui crescendo e percebendo o quão isso me machucava fui me impondo e não permitindo mais que isso continuasse, e as leis que punem pessoas por tais ações acabam nos encorajando a não viver mais calado e agora acredito que está mais fácil viver num mundo naturalmente preconceituoso, onde o diferente incomoda.

MVPA: Ser “classificado” como LGBTQI+ e sofrer de transtorno Borderline, te atrapalhou em algum quesito quanto a sua escolha de profissão?

Fabiano: Quanto a escolha da profissão e nem durante o curso minha sexualidade atrapalhou, porém não posso dizer o mesmo do transtorno, esse com certeza foi um grande obstáculo, crises de ansiedade, irritação, muita choradeira, alguns surtos, pessoas que convivem ou conviviam acabaram sofrendo consequências, ainda bem que muitas tiveram paciência em momentos que eu não tive.


MVPA: Você formou-se primeiramente em Administração de Empresas, por que optou por formar-se também em Ciências Contábeis?

Fabiano: Eu comecei a atuar no setor administrativo logo que sai do ensino médio, e isso fez com que eu fosse para esse lado, mas ao decorrer do curso fui me interessando pelo universo contábil em algumas matérias, porém depois de algum tempo ingressei na contabilidade para quesito de buscar conhecimento, não atuo na área, mesmo tendo passado no CRC a pouco tempo, estou atuando ainda na área administrativa, voltado para o ramo imobiliário e pretendo sim seguir na área contábil aliada a esse ramo futuramente, tenho outros planos, agora estou fazendo inglês e pretendo ingressar em uma Pós no início do ano que vem, na dúvida entre Controladoria, Auditoria e Finanças.

MVPA: Hoje, olhando toda sua trajetória, você faria algo diferente?

Fabiano: Não me arrependo das escolhas que tomei na vida, talvez a única coisa que eu faria seria dar mais valor a algumas pessoas que passaram por minha vida. E acredito que valorizar os pequenos momentos e gestos, afinal nunca saberemos quando serão os últimos. Profissionalmente falando, faria tudo igual, só que com mais coragem e bravura.

MVPA: Qual o conselho que você daria para as pessoas que desejam ingressar no curso de Administração ou Ciências Contábeis?

Fabiano: Primeiramente ignorar a opinião dos outros e seguir sua própria vontade, esses dois cursos exigem sim muita dedicação e muita empatia, pois é necessário entender a necessidade do próximo e procurar atendê-la da forma mais satisfatória possível, isso você pode levar para todas as partes da sua vida.

Fabiano, nós do MVPA agradecemos muito pela sua disposição em ceder essa entrevista para nós, sabemos que decidir o que ser ou o que fazer na vida é muito difícil e não existe nada melhor do que ter um profissional dando sua visão sobre a profissão. Desejamos-lhe todo o sucesso do mundo.

Amores, vou deixar o IG do Fabiano para que vocês possam acompanha-lo mais de perto, quem sabe ele pode tirar alguma dúvida que você tenha ?

Instagram: @fabianofabes

E você o que achou dessa entrevista? Também sonha em ser um Administrador de Empresas ou um Contador? Conta pra mim.

Grande beijo, e até a próxima.


16 comentários:

  1. Confesso que já pensei em fazer Administração de Empresas, iniciei um Curso de Comércio Exterior pela Universidade Positivo, depois migraram os alunos que eram 4 para o Curso de Administração de Empresas, olha simplesmente odiei o curso, e ai veio umas matérias de contabilidade fazer razonetes, ai foi o apocalipse pra mim, sai correndo para as colinas e me enfiei numa tragédia maior.
    Mas enfim, gostei da entrevista, muito sincera e reflexiva ao mesmo tempo.
    Parabéns ao MVPA e ao entrevistado, que continue firme e forte procurando sempre evoluir como pessoa e profissional! Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Diego, no inicio é normal a sensação de Meu Deus o que to fazendo aqui? (meme da Nazaré confusa), porém depois melhora, e razonete ou T (tesão), são maras tá. Obrigado e sucesso pra nós.

      Excluir
  2. Eu iniciei adm e parei abandonei na metade do curso, hoje me arrependo deveria ter me empenhado um pouquinho.

    nani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani, sem arrependimentos okay? Quando pensamos muito no que deixamos pra trás, deixamos de viver o presente e o que o futuro nos reserva. Obrigado pelo comentário, que você tenha muito sucesso.

      Excluir
  3. Olá!Gostei de conhecer mais sobre o Fabiano e sua trajetória.
    Parabéns pela excelente entrevista!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer imenso poder compartilhar um pouco da minha história. Obrigado, bjos

      Excluir
  4. oi!
    Parabéns pela entrevista :) adorei conhecer o Fabiano, Administração e Contabilidade são duas profissões super necessárias sempre iremos precisar destes profissionais..

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu adorei essa entrevista, principalmente por você ter abordado tantos temas importantes e necessários. Eu me formei em uma área que envolve a administração e a contabilidade, então é uma área que me identifico bastante. Adorei conhecer mais sobre o Fabiano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fabiano guerreiro, eu também pensei em fazer letras mas acabei optando por pedagogia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S.S.Santos, também acho que ele é um guerreiro huauhsuhas eu fui pro Direito correndo! kkk

      Excluir
  7. Não conhecia o fabiano até eu ler esse post maravilhoso seu. Claro que gostei muito da entrevista e abordar de uma forma tão genuína esse tem que vem tomando conta das redes sociais em tão pouco tempo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito boa a entrevista, sou bacharel em ciências contábeis, então sou suspeita para falar. É uma ótima profissão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Que entrevista show. E olha que sou de humanas, mas são profissões mto imporrantes e que precisam de profissionais engajados e competentes. Parabéns Fabiano.

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana a entrevista, eu adoro esses posts que tu faz.
    E gostei bastante também de conhecer a história dele e principalmente a forma franca e sincera que ele respondeu as perguntas. Parabéns! Beijo

    ResponderExcluir
  11. Ótima a entrevista principalmente para quem é da área. Ele falou coisas importantíssimas

    ResponderExcluir
  12. Gostei da entrevista ele é voltado pra área que amo e passou informações que nem todo mundo fala

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...