quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A Era do Abismo- O Torneio dos Campeões [Resenha]



Olá meus amores e amoras! Tudo bom?  Hoje já começo a cumprir minha promessa de trazer postagens diferenciadas. E para agraciar esse momento, escolhi esse livro para lá de especial. Uma verdadeira arte da literatura fantástica nacional. A Era do Abismo - O Torneiro dos Campões, do autor carioca Bernardo Stamato. Um livro tão bem elaborado quanto instigante. Se você, assim como eu gosta de ler, te aconselho a seguir a leitura. Agora se você não é muito fã, minha dica é - LEIA ESSA RESENHA. 



A sinopse oficial do livro reza:
“A Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado. Unidos pelo acaso, eles irão desafiar, não só monstros selvagens, mas também nobres corruptos e cultistas profanos. Conseguirão eles triunfar em meio aos incontáveis desafios da sua jornada? O fim de uma vida dará início a uma saga épica, onde Virtudes e Vícios colidem e aventureiros lutam contra todas as expectativas em um mundo condenado."
Mas é tudo muito mais complexo do que se possa imaginar. Não são apenas aventureiros unidos pelo acaso (gente eu amei isso, olha nossa temática em jogo), são improváveis heróis desbravando o desconhecido e te levando a se arrepiar a cada investida no desconhecido. 


Draco, nosso herói e mocinho da trama. É o tipo de personagem que eu queria conhecer e casar. Sério, ele é cativante, apesar de ter complexo de Steve Rogers, ele é a alma do grupo. 
Draco tem seus tormentos e mistérios, os quais apenas seu leal amigo Gladius tem conhecimento. Enquanto lia, eu me perguntava: qual é a desse cara? Ele é um líder nato? Qual o problema do Draco? Vai ter romance com esse homão da porra? Coloca eu pra ser a namorada dele mesmo que eu morra no próximo capítulo. 
Sério, eu ficava mais intrigada a cada capítulo. E vou te dizer, para um debut, o autor mandou muito bem na escrita e na amarração do enredo. Pois você não consegue largar a leitura até saciar a curiosidade. 







Esse é Gladius, nosso galã de cabelos dourados. Mas não se assanhe, ele é comprometido. Moço honrado de família proeminente que deixou tudo para buscar aventuras junto ao seu melhor amigo Draco. 
Todo livro precisa de um piadista....acho que em A Era do Abismo, esse é o Gladius. Leal, porém debochado. E isso pra mim foi um dos pontos altos da leitura, a forma jocosa como ele quebra a tensão nas cenas de arrepiar os cabelos é meticulosamente projetado e ficou fantástica. Sem a parte de ser melhor amigo, ele é um tipo de Tony Stark. Quer salvar o mundo mas do jeitinho dele. 







Eis minha personagem preferida, a ninja Zhi Wu. O mistério que a cerca é tão denso, que quando você se dá conta, está querendo saber o porque o livro não é sobre ela. 

Não sei se é o fato de ser uma mulher num papel tão intenso, mas eu simplesmente entrei na pele dessa personagem, mesmo sabendo tão pouco dela. 

Uma mulher com grandes mistérios, que só mostra os olhos e fala apenas o indispensável. Com ataques letais, Zhi Wu, ganhou meu coração por ser prática e sempre estar atenta, sendo observadora e sensata. 






Rosa é a personagem mais doce da trama. Uma cartomante nômade que viaja com uma elfa. Em busca de suas raízes, aquela que parece ser apenas uma dama indefesa com um baralho, esconde seus mistérios e virtudes. Sempre com um sorriso para oferecer e seu bom humor constante, Rosa acaba sendo cativante. Achei ela ingênua, mas como dizem que entre virtudes e vícios há sempre uma lacuna, é bom ficar de olho nessa bela mulher. 






Alberich é a voz da razão do grupo. Paladino, ele é o mais observador de todos. Não muito dado a conversas desnecessárias, esse anão além de contar com sua cota de malha e armadura completa, sempre está na presença de seu Ibéx- Barão, com quem tem uma ligação interessantíssima. 
Preso às Virtudes, se mantém fiel à Ordem dos Paladinhos, porem durante a leitura eu bem que desejei que ele desse um pé na Ordem, até porque nem tudo é o que parece. 








Citada como possivelmente a pessoa mais bonita já vista, a elfa beijada pelo fogo, tem olhos hipnotizantes e ideais bem distintos. Pregadora da liberdade, é dona de si e uma verdadeira feminista. Ravenlla, é aquela personagem que você espera num livro de fantasia. Mas ela carrega seus estigmas e durante a leitura, acho que mordi o braço três vezes, por não saber mais a fundo o que fez com que ela cruzasse o caminho do Draco e seus companheiros. 










Marcus, você poderia morrer, né? Que homem insuportável. Acho que é assim em todo grupo, né? Jonny Bravo do livro, se acha o cara mais especial do mundo e age assim. 
Você poderia dizer: ''está de implicância com o coitado''. Te desafio a ler e vir aqui me contar o que achou dele. Ponto pro Bernardo que conseguiu construir um brutamontes bom de briga, porém com o cérebro de uma ervilha. Achei genial. 










Apresentados nossos heróis, acho que devo mostrar o livro, né:


Não é apenas a arte que foi muito bem feita. O livro tem diálogos densos e bem construídos. Nada se perde no caminho. Cada façanha, cada mínimo detalhe é trabalhado para garantir que o final seja triunfal. E que final!!! Meu caro Bernardo (fazendo a íntima), eu senti medo, arrepios, calor, frio e chorei. Um dos melhores finais desde que li O Código Élfico do Leonel Caldela. 
Tirei umas fotos do meu exemplar para aguçar a sua curiosidade, meu caro leitor:


Olhem esse sumário. Totalmente genial. Ele é um mapa de onde os personagens se encontram em cada capítulo. Resolvi deixar vocês com mais vontade, colocando a primeira página do prólogo:


E um momento de emoção para a blogueira que vos posta, pois encontrei meu nome nos agradecimentos, quando na verdade eu é que agradeço por ter tido a honra de ler o livro antes do lançamento.


E por que você deve investir seus bolsonitos em A Era do Abismo? Simples! Porque o livro é genial, bem escrito, cativante e provavelmente você lerá em menos de um dia, assim como eu. Ou lerá 5 vezes, assim como eu também. A fantasia voltou ao cenário nacional da melhor forma possível, com ação, magia, drama e suspense tramados em uma redoma muito bem elaborada. Minha nota para esse livro não poderia ser outra a não ser:

É isso, espero que tenham gostado da nossa mega resenha do dia. Me indiquem livros. Digam o que querem ver por aqui. Beijokas. 

45 comentários

  1. Fiquei muito, muito, muito afim de ler esse livro. Já entrou pra minha listinha de leituras para esse ano <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado em estar na sua listinha de leituras! Depois me diz o que achou?

      Excluir
  2. Era pra focar na postagem, mas juro que fiquei babando por essas fotos... Ficaram incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro tem um trabalho gráfico bem meticuloso (além da escrita, que garanto que é tão boa quanto a arte)! ;)

      Excluir
  3. Adorei essa introdução aos personagens e o tour pela edição do livro, achei o acabamento e os detalhes incríveis

    ResponderExcluir
  4. Fico imensamente lisonjeado, de coração! Realmente cuidei de tudo com todo esmero e é uma honra o seu reconhecimento!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que tudo foi feito com esmero em cada detalhe. Você merecia esse debut. Ficou perfeito.

      Excluir
  5. oi!
    Que livro otimo :D adorei livros com essa temática, não conhecia o autor Bernardo Stamato. Vou ler com certeza ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uou, fico lisonjeado! Depois me dá sua opinião sincera e impiedosa?

      Excluir
  6. Gente eu aposto que o autor desse livro ja jogou d&d. O enredo e as clases dos personagens lembram muito


    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  7. Para ser bem sincero, eu adorei esse mundo fantasioso! Quero muito adquirir um exemplar! Parece ser uma historia bem envolvente!
    Parabéns a Blogueira pela resenha, seu objetivo foi atingido .. EU QUERO LER uhsauhsasauhasuhasuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uou, fico honrado, de coração! (Eu daria a dica pra você roubar o livro da blogueira, mas seria maldade)

      Excluir
  8. Ah, eu adoro livros inspirados em rpg! Acho muito legal toda a temática ainda mais sendo fantasia!
    Realmente, o trabalho gráfico do livro está impecável e muito bonito. Não conhecia autor e obra, mas já anotei na minha lista. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado! O livro não parece exatamente uma aventura de RPG, mas é inevitável haver algumas inspirações, né. Mas garanto que não é só um livro de heróis matando monstros, também rola cena de investigação, também tem bastante diálogo e nem todo monstro é exatamente o que parece.

      Espero que chegue a vez do meu livro na listinha em breve pra saber sua opinião sincera e impiedosa! ;)

      Excluir
  9. Uau qie interessante. Parece ser una trama bem envolvente e que instiga a imaginação. Gostei!

    www.bembela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado! Depois me diz se o livro atendeu suas expectativas?

      Excluir
  10. Olha eu confesso que já quero ler muito esse livro. Deve ser dinamico e envolvente. o que é esse sumário gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sumário ficou um espetáculo, né? Foi ideia minha e felizmente a editora aprovou! O diagramador é o Rafael Sales, o trabalho dele é excelente!

      Excluir
  11. Confesso que não gosto de ler mas já me apaixonei por ele livro 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo gosta de ler, só muda o que a gente gosta de ler. Afinal, todo mundo lê muito no whatsapp, né? xD

      Também não tem problema nenhum em alguém não gostar de ler livros, gosto não se discute. Mas como toda regra tem sua exceção, quem sabe esse livro não te agrade?

      Excluir
  12. Acho muito legal toda a temática ainda mais sendo fantasia!
    Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uou, fico lisonjeado! Ficarei honrado em saber sua opinião sincera e impiedosa depois! ;)

      Excluir
  13. Adorei conhecer os personagens.. ficou curiosa em ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, os personagens são o principal elemento de uma história! Fico lisonjeado com sua curiosidade!

      Excluir
  14. Oi Paula, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei bem interessada em realizar a leitura, pois amo fantasias épicas, que sempre conseguem me conquistar por completo. Adorei o fato de você apresentar mais profundamente os personagens e gostei bastante de conhecer cada um deles. Parabéns pelo post, ficou incrível e me despertou curiosidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado que tenha gostado dos personagens, a Paula apresentou eles muito bem mesmo! Interessante ver a interpretação dela, um pouco diferente da minha, como autor, mas a graça é justamente essa, a visão particular de cada um.

      Quando você quiser compartilhar sua opinião sobre cada um deles também, ficarei mais do que honrado!

      Excluir
  15. Olá.
    A literatura fantástica nacional é muito bem representada, né? Ainda não conhecia esse livro, mas, só para começar, que capa linda, assim como a edição. A história é bem interessante, parece bem densa e muito bem construída. Adorei sua resenha, apresentando os personagens e tudo.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o trabalho artístico do capista, da designer e do diagramador ficaram excelentes, acho que não podia ter ficado melhor.

      Caso você venha a ler, eu adoraria saber suas opiniões sinceras e impiedosas! ;)

      Excluir
  16. Nossa e a vontade de ler e conhecer mais desses personagens incriveis. Ja quero p ontem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado pelo seu interesse! Também estou com vontade de saber o que você vai achar dos personagens!

      Excluir
  17. Simplesmente amoo livros de fantasia, sério! Por isso nunca fui de ler livros de autores nacionais, tanto que nem conhecia o autor Bernardo Stamato. Obrigada pela indicação!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos alguns autores de fantasia no Brasil, não sei se você gosta especificamente de fantasia medieval, que realmente tem muitos poucos. Mas te dou minha palavra que um autor que fala direto no nosso idioma faz toda diferença e que eu me esforcei pra narrar uma história tão boa quanto as que me inspiraram.

      Excluir
  18. olá!
    Que bacana sua dica, não conhecia o livro, com certeza deve ser ótimo!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado! Espero que venha a conhecer o livro em breve, eu adoraria saber sua opinião sincera e impiedosa!

      Excluir
  19. não conhecia o livro, faz tempo que nao leio nada do genero
    fiquei mega curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu ficaria imensamente lisonjeado com sua leitura (e posterior opinião sincera e impiedosa), então!

      Excluir
  20. Oi, bela resenha. Estou louco para o meu chegar e eu poder le-lo também. Conheci o autor pelo Instagram, um cara super gentil e cheio de ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uou, fico honrado, de coração! Espero atender as expectativas e também saber sua opinião, pra poder continuar melhorando!

      Excluir
  21. Olha, só, parece uma leitura bem interessante mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado! Realmente me esforcei pra escrever da melhor forma possível! ;)

      Excluir
  22. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) não conhecia o livro e fiquei interessado na obra. Achei bem legal a sua publicação, ficou completinha, gostei muito da resenha, da dica e da possibilidade de conhecer os personagens.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado pelo seu interesse! Realmente, os personagens são o elemento mais importante de toda história e a Paula descreveu cada um muito bem, adorei a interpretação dela! Se você quiser ler, vou adorar saber sua opinião sincera e impiedosa! ;)

      Excluir

Comente Aqui!!

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Renata Massa

imagem-logo