domingo, 2 de dezembro de 2018

Hora da pipoca: Alfred Hitchcock [TDD: 2]



E aí, gente linda! Tudo bem? Domingo é dia de descansar, de curtir um passeio em família, com o mozão, com os amigos. Dia de churras, de parque, de sorvete, de preguiça e de assistir um bom filme. E no meu caso, de trazer dica pra vocês, porque eu amo vocês e necessitava compartilhar  esse filme. Vamos lá?

Quando falamos de Hitchcock, é natural lembrar de Psicose, Os Pássaros ou Um Corpo de Cai.  Porém, o filme que viria a ser o grande marco no estilo desse grande cineasta é recorrentemente esquecido e por isso ele é a indicação de hoje. 
Tive uma vontade absurda de assistir a coletânea de obras-primas de Alfred Hitchcock e comecei pelo filme favorito do gênio- A Sombra de um Dúvida. Ele raramente está nas listas de grandes obras do Alfred, entretanto é o filme que intensificou o gênero de trabalho de Hicthcock, o tornando "Mestre do Suspense".  

Poster oficial do filme.
No melhor estilo Noir, o filme conta a história de uma pacata família da cidadezinha de Santa Rosa - EUA, que tem sua rotina modificada pelo misterioso personagem de Joseph Cotten, o Tio Charlie. Tem como protagonista (mocinha) Teresa Wright, a jovem sonhadora e açucarada filha mais velha da família, que também se chama Charlie. Apesar da primeira parte do filme ser lenta, com diálogos que não convencem muito e com uma atuação fraca de Teresa, o filme consegue prender, pois tem o toque genial de Hicthcock. Trazendo suspense e adrenalina, seja num ângulo de câmera ou apenas numa insinuante palavra do roteiro.


 Uma nuvem de mistério encobre o charmoso Charlie, que odeia ser fotografado e tem já no início do filme instaurada a dúvida sobre quem realmente ele é.  O pitoresco estilo de vida da família, assume uma névoa de insegurança que apenas a jovem Charlie parece perceber. O filme é bem construído e tudo empurra a trama para um desfecho inimaginável. 


Alfred consegue nos prender  e nos mostra um suspense bem mais elaborado que  muitos que temos na atualidade, onde tudo acaba muito óbvio. Dilemas familiares, segredos, aparências, caráter, honra e astúcia, são alguns itens que encontramos nessa pérola do suspense. 
Em uma escala de 1 a 5, deixo ele com 4,5 por pura implicância com a Teresa. 

Ficha técnica: 


A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt, EUA, 1943)
Roteiro
: Thorton Wilder, Sally Benson e Alma Reville
Direção: Alfred Hotchcock
Elenco: Henry Travers, Joseph Cotten, Teresa Wright, Hume Cronyn
Duração: 108 min.

Garimpei um trailer para aguçar a sua curiosidade e já aviso, vi o filme completo lá no tio YouTube, então basta procurar por lá. 


Espero que tenha gostado da indicação e venha aqui me contar o que achou do filme. Costuma assistir filmes noir? Gosta do estilo Hitchcock? Já havia assistido? Se sim, o que você achou de A Sombra de uma Dúvida? 
Menina curiosa, né. Mas sim....quero saber de tudo. Até a próxima e bom filme. 

11 comentários:

  1. Oi, Paula!

    Realmente, eu não conhecia esse filme do mestre do suspense! Lembro bem mais de Psicose, dá até agonia ouvir aquela trilha do filme, de arrepiar os cabelos. Mas, vou anotar esse filme para assistir logo que puder, pois pela sua resenha maravilhosa, deve ser do tipo que a gente não pode deixar de assistir. O terror/suspense não é o meu gênero favorito, mas de vez em quando é bom poder sair de nossa zona de conforto, não é?

    Grande beijo,

    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula! Não conhecia esse filme, porém adoro filmes com suspense e adrenalina e se esse têm, provavelmente irei amar

    ResponderExcluir
  3. Teve uma época que fiquei muito viciado no cinema de Hitchcock! Esse filme confesso que eu ainda não assisti, porém já quero!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Eu adoro um suspense e não podia deixar de gostar de Hitchcock, um dos meus preferidos é o filme "Os Pássaros". Esse filme eu ainda não assisti, vou colocá-lo na minha lista.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?

    Não conhecia o filme, mas gosto muito do gênero e com toda certeza essa é uma ótima indicação. Gostei bastante do seu ponto de vista para com essa obra.

    ResponderExcluir
  6. Eu tb não conhecia este filme, mas de cara já amei o nome. Gosto de suspense e o Hitchcock sempre arrasa! Vou procurar pra ver com o meu namorado.

    ResponderExcluir
  7. Adoro os filmes do mestre do suspense e esse é um clássico. Difícil inclusive de achar para comprar. A forma como o filme vai tendo um crescendo ao longo da trama, já vale!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, parece um ótimo filme! Eu assisti Psicose e adorei. Acho que vou ver esse também!
    Quando eu assistir, eu volto aqui pra gente conversar ❤️

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha visto, confesso. Mas parece ser um bom filme. Obrigada pela indicação. Ameii

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o filme, confesso que as produções do diretor não são muito meu estilo preferido, mas fiquei curiosa por essa obra em particular.

    ResponderExcluir
  11. Que legal faz bem tempo que não vejo uma produção noir, e gostei de você apresentar por aqui um classico assim. Ja quero ver

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...