segunda-feira, 16 de abril de 2018

Dicas para abandonar o estilo sedentário


Olá, meus amores e amoras!!! Como passaram o fim de semana? Espero que bem. Hoje trago uma pauta super importante  pra saúde. Sabemos que a mudança de hábitos não é tarefa simples, especialmente quando se quer adotar transformações radicais da rotina. Para que a mudança seja eficaz e contínua, é necessário dar início a um novo estilo que aos poucos, devolve qualidade de vida e saúde. Para ajudar nesta missão, a personal trainer Tais Rimoli preparou uma lista com 12 dicas possíveis para abandonar de vez o sedentarismo.


  1. Mudança de mentalidade
Comece entendendo a importância de se colocar em prática um novo estilo de vida mais ativo, para que você firme de fato, um compromisso sério com a pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ. Neste primeiro passo é importante desmistificar a lenda de que não é possível conciliar as atividades cotidianas com novos hábitos saudáveis de vida. Tais garante que este é um objetivo plenamente alcançável quando pequenos ajustes da rotina são realizados.
  1. Um passo por vez
O objetivo é sempre uma mudança gradual e efetiva. Muitas pessoas tentam transformar-se do dia para a noite com metas impossíveis e o resultado pode gerar desânimo e frustração. Inicie com alterações de fácil alcance como pequenas mudanças no cardápio durante os dias da semana e adequar uma caminhada entre os compromissos do dia a dia.
  1. Busque por atividades que incluam movimento
Movimentar-se de maneira simples e prazerosa pode ser um bom caminho. Brincar com filhos e sobrinhos requer energia e disposição. Dançar também é uma forma de se divertir enquanto se movimenta. Faça uma lista de atividades que exijam sair do sofá e coloque em prática.
  1. Levante-se para beber água
É necessária a ingestão diária de no mínimo 2 litros de água. Que tal aproveitar este momento para levantar da cadeira e caminhar pelo escritório? Uma pequena atitude que proporciona hidratação e melhora da circulação.
  1. Realize atividades a pé
Aquela velha dica de descer do ônibus dois pontos antes pode parecer bobagem, mas quando falamos de hábitos diários, a diferença pode ser significativa. Realizar metade do percurso de elevador e subir alguns degraus de escada também ajuda bastante. Aos poucos, procure fazer o máximo de tarefas possíveis do dia a dia a pé, como ir ao banco ou ao cabeleireiro, por exemplo.

  1. Seja paciente
Seja gentil com você mesmo. Quando houver deslizes, principalmente na alimentação, ao invés de se crucificar, relaxe e comece novamente no dia seguinte. Pressões e cobranças internas só servem para tornar o caminho mais árduo. Neste momento é indispensável ser paciente.
  1. Seja persistente
Não desista. Continue firme no seu propósito. Obstáculos vão surgir e a atitude perante a eles é que faz a diferença. É importante manter-se encorajado e motivado. Os resultados surgem para quem é persistente.
  1. Cerque-se de pessoas ativas
Em uma mudança de vida é importante analisarmos também quem são as pessoas de nosso convívio social e que tipo de energia ela nos provoca. Pessoas que reclamam demasiadamente e nada fazem para mudar suas vidas acabam nos contaminando com sua carga emocional. Pessoas com essa tendência precisam de orientação e apoio, mas na maior parte do tempo é importante aproximar-se de pessoas que enxergam o lado bom de cada situação, que aprendem com seus próprios erros e que levam a vida mais leve.  Pessoas assim geralmente possuem histórias incríveis de superação que nos inspiram e nos impulsionam.
  1. Comece pelas atividades que te dão prazer
Por ser uma questão totalmente pessoal, para esta dica, Tais sugere fazer uma lista de atividades que você considera mais prazerosas. Existem pessoas que podem ter prazer realizando atividades ao ar livre, outras preferem a comodidade de estar em uma academia. Natação, patins, caminhadas, aulas de dança, opções não faltam na hora de se mexer. É certeza que uma dessas se adequam a você e ao seu gosto
  1. Se preferir, tenha uma companhia
Como todo início é difícil e carregado de insegurança, uma companhia pode representar um apoio maior neste momento. Convidar a mãe, a amiga de trabalho ou o namorado para a prática de uma nova atividade juntos enriquece o convívio das relações e colabora com a motivação mútua.
  1. Conte com a ajuda de um profissional
Não tire conclusões por si só a respeito de treinos e alimentação. Cada pessoa é única e exige o olhar clínico de quem verdadeiramente entende do assunto. Somente um profissional qualificado poderá te colocar no caminho certo para a transformação de hábitos de vida, seja ele um personal trainer ou nutricionista. Foque naquele que te passa conhecimento e segurança.
  1. Visite um médico
Realize exames periódicos sob o acompanhamento de um médico. Estar com a saúde em dia é essencial para que você esteja apto para a prática de exercícios. É de extrema importância fazer um check-up, pelo menos, 1 vez ao ano.
E como adendo, é bom falarmos um pouquinho sobre quem nos deu essas dicas maravilhosas.

Sobre Tais Rimoli: Personal Trainer há mais de 14 anos de experiência no mercado de Atividades Físicas Customizadas. Especialista em musculação, pilates e vasta vivência com recuperação de lesões bem como o preparo de atletas para competições e treinos específicos. Formada em Educação Física pela  Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Pós Graduada em Treinamento Desportivo e Biomecânica -Ênfase em prevenção e recuperação de Lesões pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU e Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. E especializada em Nutrição para Emagrecimento e Qualidade de Vida. CREF 035885-G/SP
Para contato com a Tais, irei deixar alguns links que irão te possibilitar entrar em contato com ela. Beijoka´s e até nosso próximo post. 
 ⇨Site: Click 💃
 FacebookClick 💃
 InstagramClick 💃
 YoutubeClick 💃
 SnapchatClick 💃
 LinkedInClick 💃

37 comentários:

  1. Paula, estou no meu pior momento de sedentarismo, pois estou cuidando da alimentação, já emagreci o que queria, mas a falta de motivação para exercícios está lá embaixo!!

    ResponderExcluir
  2. preciso muito mudar meus hábitos tanto alimentares, quanto físicos, adorei seu post.

    http://www.colecionandosaudades.com/

    ResponderExcluir
  3. Eii gostei muito da dica, preciso muito sair do sedentarismo, pois a maioria do tempo estou sentada, por conta do meu trabalho, e fora isso não faço atividade nenhuma, e eu preciso muito de atividade física, mas odeio academia também, mas vou tentar seguir suas dicas, rss
    Muito sucesso!! :*

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
  4. Para mudar de estilo de vida e começar é preciso muita disciplina, mas com essas dicas eu vejo que podemos fazer de uma maneira agradável e gradual, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim. Não adianta querer mudar uma vida inteira em 3 dias, né.

      Excluir
  5. Esse post veio na hora certa pra mim. Eu preciso muito me exercitar e mudar meus hábitos mas nunca passo de uma semana, nem eu tenho acreditado mais em mim. Essas dicas devem me ajudar, amei. Um beijo

    https://dansiothe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ter hábitos saudáveis é importante para a nossa qualidade de vida. Adorei as dicas. Muitas já uso há um bom tempo.

    ResponderExcluir
  7. Alguns mitos…

    – Muitas pessoas acreditam que fazer atividade física é sofrer. Isso não é verdade. Você sofre quando extrapola seus limites, maltrata seu corpo, se sujeita a dores desnecessárias. Em primeiro lugar, uma atividade física saudável não inclui dores durante a prática, independente do tipo. Se você sente dores, certamente está fazendo algo errado! Portanto, se você realizar alguma atividade e sentir desconforto que suspeitar ser fora do normal, não insista no erro.

    Peça ajuda de um profissional para descobrir o que há de errado. Mas não desista do exercício! Sentir dor não fará com que você queime mais calorias. O seu corpo deve ser cuidado com carinho, lembre-se sempre disso!

    – Há também quem pense que suar muito faz emagrecer – Errado! O suor nada mais é do que a perda de água do seu corpo para o ambiente. Isso significa que você se aqueceu bastante e a defesa natural da qual o seu corpo se utiliza para preservar os seus órgãos é se resfriando com água sobre a pele. Por isso, se você suou bastante significa apenas que eliminou água – e é essencial que você a reponha! Não pense que correr sob o sol do meio dia será mais eficiente. As atividades físicas devem ser feitas em um ambiente confortável e se possível com temperatura agradável.

    Atividades físicas sob o sol forte pode causar diversos males. O que realmente fará diferença na sua balança é aliar uma alimentação saudável à sua rotina de treinos. O fato de você não perder gordura suando não significa que suar não é saudável. É um processo natural e traz benefícios ao seu corpo de diversas formas, a começar pelos poros, que permanecem limpos durante o processo de sudorese. A eliminação de líquidos retidos através do suor também é benéfica a saúde! Mas jamais a encare o suor como perda de peso significativo ou gordura.

    Obviamente, se você se pesar antes de correr numa esteira, suar muito e depois se pesar de novo, notará uma diferença de peso, que será eliminada assim que você tomar alguns goles de água! – Começar dando cem por cento da sua capacidade – não é uma atitude sensata. Você sentirá dores musculares tão fortes no dia seguinte e uma sensação de fadiga tão grande no momento do treino que não aproveitará seu tempo de atividade, pois estará esgotado em poucos minutos. Vá devagar!

    Mesmo que você já tenha sido fisicamente ativo em algum período de sua vida, respeite seu corpo e dê a ele tempo para se acostumar às atividades. Se for malhar, comece com cargas leves e aumente à medida que se sentir confortável para fazer o exercício. Se for correr, não comece com tiros extenuantes, mas sim com um trote leve e aumente à medida que achar que conseguirá ter estabilidade dentro do tempo ao qual se propôs correr. Se for andar de bicicleta, espere um tempo de adaptação para se juntar a grupos que pedalam longas distâncias.

    Treinos explosivos são recomendados para atletas que já possuem resistência física e já estão habituados a isso. Os treinos de explosão possuem uma proposta, que é melhorar o rendimento desses atletas nos esportes que praticam. Se você não é um atleta, para que vai estressar o seu corpo com treinos explosivos, logo de cara? E esses são os males menos graves. Você pode ter problemas sérios se extrapolar seus limites. Portanto, vá com calma.

    – Tomar termogênicos e suplementos nem sempre são uma boa opção de incentivo para sair do sedentarismo. A propaganda em torno dos suplementos é grande e muito se fala sobre produtos termogênicos serem excelentes para “dar um gás” e bombardear a gordura, além de afirmarem verdadeiras maravilhas sobre taurina e cafeína, que geralmente são a principal composição dos termogênicos. Não deixa de ser verdade. O que não se fala nesses sites é que ainda há divergência de opiniões dos estudiosos a respeito dos suplementos. Os termogênicos, por exemplo, são ricos em taurina e não se tem muita certeza sobre seus efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  8. Deixei o sedentarismo indo todos os dias nadar, mas ainda me faltam muitos dos outros hábitos que você referiu no post! Por exemplo dois litros de água por dia, se beber um décimo disso já me dou por muito feliz :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saúde renal depende da ingestão de água. É muito importante.

      Excluir
  9. Olá.
    Esse me propus a sair da minha zona de conforto e sedentarismo. Mas fiz o pacto comigo mesma de ir no meu tempo, de respeitar meus limites e também de não fazer a neurótica.
    Estou me alimentando melhor e comecei a fazer caminhadas, tudo no meu ritmo. Tenho me sentindo até mais diposta.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz isso, sabe. E os resultados tem sido bem positivos.

      Excluir
  10. Vejo alguns pontos importante nesse post. Ser persistente e cercar-se de pessoas positivas é de suma importância. Aliás tudo q foi dito é importante mas esses 2 pontos acho essenciais. bjs

    ResponderExcluir
  11. Primeiro de tudo a pessoa tem que querer mudar, depois com foco e determinação tudo fica mais fácil. Aos poucos e sem pressões, é possível sim adotar novos hábitos de vida mais saudáveis, seu post traz dicas preciosas.

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso mudar, estou muito sedentária e isso só me atrapalha, mesmo não fazendo atividade física me sinto sempre cansada e sem vontade de fazer nada. Mas preciso mudar, acredito que para ser saudável preciso alinhar minha alimentação com atividade física.

    ResponderExcluir
  13. Amei esse post, me ajudou muito! Amei as dicas 💙😻

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não sou nem um pouco sedentária, mas gostaria de ficar mais ativa ainda. Infelizmente a rotina de faculdade + trabalho + blog me impede um pouco de fazer ainda mais coisas, mas vou aplicar algumas das suas dicas mesmo assim <3

    ResponderExcluir
  15. É um post que todos deveriam ler. Existe pessoas novas que já estão entrando no sedentarismo por conta da falta de exercícios e de uma alimentação boa, que faz toda a diferença na saúde e que pode prevenir de doenças. Eu mesma mudei meu hábito, o estilo de vida que estava vivendo e estou tendo resultados incríveis.

    ResponderExcluir
  16. Que dicas incríveis, confesso que preciso tomar uma atitude, pois atrapalha o rendimento do nosso corpo o sedentarismo e ainda gera dor. Muito importante esse post <3

    ResponderExcluir
  17. Muito boas as dicas, sou super sedentária, admito,! Até faço atividades físicas pelas manhãs mas depois disso passo o dia todo sentada, vou seguir suas dicas, pq n aguento mais morrer pra ir até a casa do meu namorado kkk

    ResponderExcluir
  18. Bem legais as dicas, parabéns! Tenho vontade de começar a fazer caminhada mas a força de vontade não é maior que a preguiça, infelizmente. Mas imagino que seja que nem mudar a alimentação, parei de comer carne no começo do ano e percebi que a parte mais difícil foi dar o primeiro passo depois o resto foi bem tranquilo.

    ResponderExcluir
  19. Acho que a parte mais complicada é a mudança de mentalidade (pelo menos pra mim) pq isso influencia em todo o resto rs tem algumas coisas que comigo não funciona como levantar para beber água rs se eu tiver que parar o que estou fazendo para isso eu ficarei sem beber rsrs por isso deixo uma garrafinha na minha mesa, mas várias dicas que vc deu eu vou tentar aqui pra ver se dão certo rs

    ResponderExcluir
  20. Eu era muito sedentário mas a partir de um ano comecei a fazer caminhadas...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Paula! Nossa, esse post me chegou em um momento certo. Eu fazia muita atividade física, porque fiz dança quase minha vida toda. Mas parei e... virei mega sedentária. Tenho preguiça de ir na padaria, que é uma quadra depois da minha casa! Sim, to nesse abuso. Mas, preciso focar novamente. O sedentarismo além de afetar o meu pedo diretamente, agora esta afetando minha saúde :/ seu post veio para incentivar minha ideia de caminhadas, curtas, para começar, mas que sejam motivacionais! Obrigada. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Muito boas as dicas para deixar de ser sedentário, hoje se a gente não se cuida passa o tempo todo no celular e a saúde sofre.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem ?

    Amei o post, super criativo, as vezes a gente pensa em mudar o estilo de vida, mas só faz falar...então essas dicas são uma ótima ajuda e uma motivação a iniciar devagar e ir melhorando.

    ResponderExcluir
  24. Amei o post, amei o tema. É muito importante falar sobre mudança de estilo de vida!

    Beijos

    Blog Ana Rodrigues

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...